Partilhar evento no    Facebook

Partilhar evento no    WhatsApp

Dia 26 de março, decorrerá o 1º Webinar "Da fadiga à autocompaixão: estratégias breves para profissionais de saúde", exclusivamente para profissionais de unidades de saúde do arquipélago dos Açores
+ INFOS ⬇️

FUNDAMENTAÇÃO: É globalmente reconhecida a importância crucial dos profissionais de saúde, sobretudo nesta fase da nossa história, com a pandemia de COVID-19. As pessoas que trabalham no campo da saúde sabem que ser capaz de suportar o sofrimento dos outros é essencial. A prestação de cuidados é uma componente da compaixão, e o acto de cuidar tem o potencial de aliviar o sofrimento humano. Contudo, o stress provoca muitas vezes um tipo de desgaste denominado 'fadiga da compaixão'. As psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração, ou cognitivo-contextuais, como o mindfulness e a terapia focada na compaixão, são abordagens inovadoras com benefícios reconhecidos de forma robusta. Intervenções desta natureza têm-se revelado eficazes na redução do stress e na promoção do bem-estar social e emocional de profissionais de saúde, em diferentes contextos.
A investigação, nesta área, demonstra que o stress reduz a atenção e a concentração dos clínicos, diminui a capacidade de tomar decisões, a comunicação eficaz, e contribui para vários problemas de saúde física e emocional, incluindo fadiga, insónias, doenças cardíacas, depressão, etc. É sabido que os trabalhadores do sector da saúde são particularmente vulneráveis à sobrecarga de stress e ao burnout, devido ao trabalho em contextos emocionalmente desgastantes e à particularidade e exigência das tarefas. Ao mesmo tempo, há também um crescente interesse no bem-estar e equanimidade emocional dos profissionais de saúde.

OBJECTIVOS: Neste webinar de 3 horas, pretende-se demonstrar e praticar o desenvolvimento de competências adaptativas de regulação emocional, centradas no auto-cuidado, que possam ser alternativas a processos desajustados que geram sofrimento ao profissional de saúde. Tendo como base os modelos baseados em mindfulness e compaixão, pretende-se que os participantes desenvolvam competências breves de gestão emocional e do stress, associados à prestação de cuidados, como se de um 'manual de sobrevivência' se tratasse, perante as adversidades actuais associadas à pandemia.

DÚVIDAS: [email protected] OU via Facebook e Instagram do REACH

VIA: plataforma Zoom

Nº MÁX: 20 participantes

INSCRIÇÃO AQUI: https://lnkd.in/dGk8qd3

INVESTIMENTO: 20€

INFOS: (1) ao longo do webinar @s participantes deverão fazer-se acompanhar de uma caneta/lápis e caderno; (2) entrega de certificado de participação

FACILITADOR: Ricardo João Teixeira. Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (supervisor). Fundador do REACH. Formador na área do mindfulness clínico, em diferentes contextos e com diferentes populações. Instrutor do programa MBCT, tendo como mentoras Patrizia Collard e Helen Stephenson (Reino Unido), segundo as orientações da 'UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisation'. Professor convidado e investigador na área do mindfulness e regulação emocional na Universidade de Aveiro. Investigador do CINEICC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (FPCE-UC). Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Pós-doutorado em Psicologia (área do mindfulness e terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração) pela Universidade de Aveiro (https://lnkd.in/dx9Ppvh)

 

Ver mais informações

 


 

PUB

Promotora

  • //

Partilhar evento no    Facebook

Partilhar evento no    WhatsApp

Comentários

 26 de Março, 2021

 15H00 - 18H00


 REACH - Centro de Mindfulness

Google Calendar  Adicionaro ao Google
Outlook  Adicionaro ao Outlook
Subscrever

Subscreva à nossa newsletter e fique a par do que se passa perto de si.

Próximos evento por de si

Ver mais eventos em lisboa